Detectores de Gases e De Particulas - Aplicações Típicas

Detectores de Gases e De Particulas - Aplicações Típicas
  • Qualidade do ar interno - A qualidade do ar interno tornou-se uma preocupação crescente na indústria de HVAC. A má qualidade do ar interior pode causar dores de cabeça, fadiga, falta de ar, falta de concentração, alergias, tonturas e doenças (síndrome do edifício doente). Os fatores comuns são Dióxido de Carbono (CO2), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (03), Formaldeído (CH2O), Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC) e Matéria Particulada (PM2.5 ou PM10).
  • Desinfecção de hospitais - O monitoramento dos níveis de ozônio (03) em hospitais e outras instituições médicas é extremamente importante porque as instalações de saúde usam o ozônio como filtro de ar e desinfetante. O ozônio é um poderoso bactericida e virucida. É comumente usado como desinfetante, gerando ozônio no local com um gerador de ozônio. Demora 3-4 ppm para matar germes, incluindo bactérias e vírus. No entanto, o ozônio é altamente tóxico para os humanos em níveis superiores a 0,1 ppm. Níveis de 5 ppm ou mais são considerados imediatamente perigosos para a vida. O ozônio pode piorar doenças respiratórias crônicas, como bronquite, enfisema e asma, e comprometer a capacidade do corpo de combater infecções respiratórias.
  • Incubadoras - As incubadoras em instalações bacteriológicas, laboratórios, instalações de fertilização in vitro, instalações de pesquisa biomédica, etc. requerem um ambiente especial para promover o crescimento ideal de culturas de células e amostras de tecido usando uma combinação delicada e consistente de CO2, 02, temperatura e umidade.
  • Poluição do Ar por Partículas - Partículas como poeira, pólen e esporos de fungos, também conhecidas como partículas PM2.5 e PM10, estão amplamente associadas a efeitos potencialmente prejudiciais nos sistemas respiratório e cardiovascular. O monitoramento contínuo desses poluentes atmosféricos em áreas altamente urbanizadas é exigido pela legislação governamental.
  • Vagas de estacionamento - Estruturas de estacionamento fechadas podem se tornar áreas perigosas quando os gases de escape se acumulam. Os motores a gasolina emitem monóxido de carbono (CO) e os motores a diesel emitem dióxido de nitrogênio (NO2). Também conhecidos como "assassinos silenciosos", esses gases podem envenenar muito rapidamente uma pessoa antes mesmo que ela sinta que algo está errado.
  • Edifícios comerciais - O monitoramento dos níveis de Dióxido de Carbono (CO2) em escritórios, escolas, hospitais e outros prédios comerciais é essencial para a saúde e segurança das pessoas que trabalham nesse ambiente.
  • Salas de armazenamento refrigerado e congelador - Vazamento de amônia (NH3) pode representar uma séria ameaça à saúde e resultar em alimentos deterioração.
  • Quartos Chiller Individuais e Duplos - O vazamento de refrigerante pode ser potencialmente um perigo para a saúde e a perda de refrigerante leva a custos excessivos de energia.
  • Quartos de hotel - O vazamento de refrigerante em sistemas de ar condicionado pode ser tóxico e, em alguns casos, inflamável.
  • Salas de imagem por ressonância magnética (MRI) - As máquinas de ressonância magnética usam ímãs supercondutores para gerar imagens de órgãos do corpo para diagnósticos médicos. Gases comprimidos e líquidos criogênicos (geralmente nitrogênio, hélio ou dióxido de carbono) são usados ​​para resfriar esses ímãs supercondutores. Se algum desses refrigerantes vazar, ele deslocará o oxigênio (Oz) da sala, levando a uma deficiência de oxigênio potencial e possivelmente fatal.
  • Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (NMR) - Os espectrômetros de NMR têm um ímã supercondutor muito forte, grande, líquido e resfriado com hélio. Se ocorrer um vazamento de refrigerante, o hélio pode deslocar o Oxigênio (02) no ambiente, criando uma situação perigosa para as pessoas na sala, levando a uma deficiência de oxigênio potencial e possivelmente fatal.
  • Salas de carregamento de bateria - Qualquer sala que esteja carregando baterias deve ter um sistema para detectar H2 como% LEL. As baterias de chumbo-ácido liberam gás hidrogênio que pode ser potencialmente explosivo. Essas baterias produzem gás hidrogênio no ponto de recarga de 80%, tornando a ventilação adequada na área de carga da bateria extremamente importante. Um detector de gás hidrogênio e um sistema de ventilação são necessários para uma sala de carregamento de bateria segura.
  • Incubatórios e Piscicultura - O ozônio (03) é um desinfetante de incubatório eficaz, mas níveis perigosamente altos desse gás podem ser tóxicos. O monitoramento contínuo é essencial para detectar vazamentos precocemente.
  • Arenas de gelo - A amônia (NH3) é comumente usada em salas mecânicas de resfriadores e o vazamento expõe as pessoas a esse gás tóxico.
  • Piscinas internas - O monitoramento contínuo de cloro (Cl2) e ozônio (03) em piscinas internas é essencial para detectar vazamentos precocemente. Níveis perigosamente altos desses gases podem ser tóxicos.
  • Vinícolas e cervejarias - A fermentação do álcool produz etanol e dióxido de carbono (CO2) como produtos residuais metabólicos. O vazamento de dióxido de carbono (CO2) pode representar uma séria ameaça à saúde. É mais pesado que o ar, portanto, deslocando o oxigênio para um nível perigoso.
  • Micro Destilarias - As bebidas alcoólicas são criadas pela destilação de álcoois produzidos biologicamente, derivados do mosto fermentado de diferentes produtos agrícolas, como grãos, trigo, arroz, milho, cana-de-açúcar e batata. Este processo produz etanol e pode se acumular se não for ventilado adequadamente.
  • Edifícios em Aterros Antigos - O monitoramento contínuo do metano (CH4) em edifícios construídos em aterros sanitários antigos é essencial para a segurança das pessoas que vivem nesses locais potencialmente explosivos.
  • Estufas - O dióxido de carbono (CO2) é um componente essencial da fotossíntese, mas pode ser um perigo potencial para a saúde em níveis elevados. O monitoramento contínuo é essencial para a saúde e segurança das pessoas que trabalham neste ambiente.
  • Túneis de veículos - O acúmulo de monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2) nos túneis dos veículos expõe as pessoas a níveis perigosos desses gases tóxicos.
  • Estações de tratamento de águas residuais - Os gases perigosos mais comuns encontrados neste tipo de instalação são sulfeto de hidrogênio (HF), metano (CH4), amônia (NH3), monóxido de carbono (CO) e cloro (Cl2). Para garantir a segurança dos trabalhadores, equipamentos e instalações, todas as áreas que apresentam perigo de gás devem ser monitoradas.
  • Salas de amadurecimento de frutas - Conforme as frutas e vegetais amadurecem, eles liberam etileno (C2H4), um hormônio de crescimento que ocorre naturalmente. O etileno é um gás muito reativo e inflamável, tornando o potencial de explosão uma preocupação de segurança. Conforme a fruta amadurece, ele libera dióxido de carbono (CO :). Isso diminui o nível de oxigênio na sala e retarda os efeitos do etileno.
  • Processo de soldagem - As atividades de soldagem e corte podem gerar gases nocivos à saúde. Gasesproduzidos a partir desses processos são monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2), ozônio (03), cloreto de hidrogênio (HCL), dióxido de carbono (CO2), óxido nítrico (NO) e outros fluoretos gasosos.
  • Extração de óleo de maconha - O monitoramento contínuo do butano (C4H30) em instalações comerciais de extração de maconha é necessário, uma prática de segurança que pode salvar as instalações de explosões e os trabalhadores da exposição a gases perigosos. O butano é usado para extrair o THC da planta. Durante o processo, em algum momento o butano deve ser liberado para removê-lo do óleo, o que pode representar risco de explosão e asfixia. O potencial de vazamento e / ou liberação de butano no ar circundante é uma preocupação legítima de segurança.
  • Máquinas distribuidoras de refrigerante - O dióxido de carbono comprimido (CO2) é usado para criar refrigerantes gaseificados e com gás. O aspecto mais sério de um vazamento de CO2 é que o CO2 desloca o oxigênio e, por ser mais pesado que o ar, em altas concentrações torna nossa zona de respiração uma zona de asfixia.
  • Áreas Perigosas - O monitoramento contínuo de gases combustíveis, Hidrogênio (H2), Metano (CH4) e Propano (C3H8) e de uma infinidade de gases tóxicos , em áreas classificadas é essencial para a saúde e segurança das pessoas que trabalham neste potencialmente explosive ambiente.Apesar desta ser a ultima aplicacao nesta lista acima é a area mais importante que é a area quimica e petroquimica aonde os gases mais inflamaveis e toxicos estão presentes