O que você deve saber sobre formaldeído?

O que você deve saber sobre formaldeído?

O formaldeído é um gás inflamável e incolor com um odor muito pungente. Tem muitos outros nomes, como; metanol, metil aldeído, óxido de metileno, formalina e formol.

É amplamente produzido em todo o mundo como conservante e desinfetante. Utilizado no acabamento têxtil e na produção de resinas que atuam como adesivos e ligantes para produtos de madeira, celulose, papel, lã de vidro e lã de rocha, bem como alguns plásticos, revestimentos, tintas, vernizes e produtos químicos industriais.

Exposição ao formaldeído que é um conhecido agente cancerígeno; pode causar asma, alergias, problemas pulmonares e hepáticos , danos ao sistema imunológico e envenenamento crônico em casos graves. Também causa câncer da cavidade nasal devido à exposição prolongada a altos níveis de formaldeído.

O formaldeído também é comumente usado em hospitais; em soluções à base de água chamadas formalina ou em forma de pó conhecido como paraformaldeído. É utilizado nestas áreas em laboratórios de histopatologia e anatomia patológica ou em necrotérios forenses. Essas soluções são usadas para fixar órgãos e tecidos humanos após autópsia ou biópsia ou como conservante e desinfetante em fluidos de embalsamamento, géis e embalagens de superfície .

A Health Canada e o governo canadense (assim como outros países) vêm tomando medidas e implementando novos protocolos para pessoas que trabalham ou estão expostas a e aquelas que usam formaldeído (qualquer forma). Foram feitas alterações nas diretrizes para garantir que os níveis de exposição sejam baixos e para garantir que todos os equipamentos de segurança estejam disponíveis e que o treinamento de segurança adequado seja realizado. A Health Canada também fez alterações nas diretrizes e controles para os requisitos de rotulagem.

O formaldeído também é encontrado em residências e locais de trabalho. Muitos utensílios domésticos produzem formaldeído;

portanto, sugestões de como reduzir os níveis estão indicadas no gráfico abaixo:


Fonte de formaldeído Solução
Cigarros (fumaça de tabaco) Sempre fume fora, nunca dentro.
Armários e móveis feitos de painéis de partículas ou painéis de fibra de média densidade Compre esses produtos cobertos com laminado plástico ou revestidos em todos os lados.
Níveis de Umidade Deve ser monitorado; alta umidade pode fazer com que os produtos liberem formaldeído no ar.
Roupas e lençóis de imprensa permanente Areje antes de usar.
Sistema de ventilação Certifique-se de que haja ventilação adequada ao usar produtos que contenham formaldeído ou qualquer outra forma.
Motores Não execute nenhum tipo em espaços anexos à sua casa ou perto de janelas e portas abertas de sua casa.
Lareiras e Fogões a Lenha Quando estiver em uso, certifique-se de que haja ventilação adequada.

Se alguma dessas fontes existir em sua casa ou local de trabalho, é sempre uma boa ideia ter um monitor de gás formaldeído instalado para sua saúde e segurança. O Detector/Transmissor de Gás LPT-A-CH2O da Critical Environment Technologies Canada Inc. (CETCI) para instalação fixa ou o Monitor IAQ Portátil YES-AIR-D com sensores de formaldeído instalados é altamente recomendado para esta aplicação.

O LPT-A-CH2O é fornecido com um alarme sonoro interno e uma saída de contato de relé seco projetada para ativar circuitos externos, como ventilador de ventilação, combinação de luz estroboscópica/buzina remota ou alarme sonoro remoto . O YES-AIR-D é fornecido com sensores de temperatura e UR montados integralmente e um alarme sonoro interno de 80 dB a 1,2 metros.